sábado, 7 de julho de 2012

FESTAS JUNINAS!



OLÁ ALUNOS!
FIZEMOS ESSA POSTAGEM POIS ESSA SEMANA QUE PASSOU VOCÊS ESTIVERAM ENVOLVIDOS COM ATIVIDADES E ENSAIOS PARA A NOSSA FESTA QUE SERÁ NO PRÓXIMO DIA 12 DE JULHO
SELECIONAMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ESSA FESTA LINDA! 
VAMOS A ELAS:


As quadrilhas vieram da Europa para o Brasil



festa junina é a segunda maior festa comemorada no Brasil perdendo somente para o carnaval.
É uma festa de celebração aos três mais importantes santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio


As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.

Dependendo da região onde é realizada, a festa junina apresenta um caráter peculiar com a cultura da localidade.
Várias são as opções para se fazer uma boa festa junina. A paçoquinha é feita de amendoim torrado,  a maçã do amor é uma maçã mergulhada em calda de açúcar, com um cabo de palito de picolé; bolo de coco; cachorro-quente, o delicioso pãozinho com molho e salsicha; pé de moleque, feito com rapadura e amendoim torrado; pinhão cozido, uma castanha característica do sul e o famoso quentão, feito com gengibre, canela e pinga.




ALGUNS ITENS DESSA FESTA
Balão e fogueira - itens sempre presentes na festa junina

Quadrilha 
A quadrilha é uma dança em compasso de 6 / 8, na qual quatro pares se situam frente a frente. Originou-se na Inglaterra, nos séculos XIII e XIV. Através da Guerra dos Cem Anos, a França assimilou alguns elementos culturais ingleses. A França adotou a quadrilha, tornando-a uma dança nobre. Rapidamente se espalhou por toda a Europa, sendo assim uma dança presente em todas as atividades festivas dos nobres.
No Brasil, a quadrilha é feita através de um animador que vai pronunciando frases enquanto os demais participantes se movimentam de acordo com elas.

FogueiraAlém de ser um símbolo da reunião de amigos e famílias, a fogueira tem outros significados: proteção contra espíritos maus, purificação, agradecimento e homenagem a deuses.

Balões
Significam uma oferenda aos céus para realização ou agradecimento por pedidos realizados.

Pau-de-sebo
É uma brincadeira em que a pessoa tem que escalar um mastro, de no mínimo 5 metros de altura, para conseguir algum prêmio no alto do mastro.

Fogos de artifícioSegundo a crendice popular, o som dos fogos de artifício espanta maus espíritos e desperta São João para a festa.

Casamento caipiraEncenação típica, quase sempre igual, em que a noiva fica grávida antes do casamento. O noivo tenta fugir, porém é preso pelo delegado e seus soldados, que o obrigam a casar.

VAMOS NOS DIVERTIR MUITO NA NOSSA FESTA.
AGUARDEM AS FOTOS!


Fogueira: Um dos ícones da Festa Junina

4 comentários:

  1. tia monica não consigo colocar comentario e sou seguidor o que faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido aluno! Quando colocar o comentário como anônimo deixe o seu nome no final para eu saber quem é tá? Acho que é ou Rafael ou Samuel da turma 1303. Vou tentar te ajudar. Quando vc entrar na página do blog, lá em cima do lado direito tem uma palavra LOGIN, clica lá e coloca o seu email e senha, depois volta pra a página do blog que já irá aparecer o seu nome, já que você é seguidor. Depois me diz se conseguiu. bj

      Excluir
  2. tia o meu irmao pegou o que voce colocu sobre festajunina para o trabalho dele de educaçao fisica da escola dele
    nossa festa vai ser legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom pude ajudar seu irmão. Sempre que precisarem de ajuda me falem que coloco algumas sugestões de pesquisa, essa é uma das funções do blog. bjs e boa sorte para o seu irmão no trabalho. Nossa festa será SENSACIONAL!!!

      Excluir