domingo, 1 de julho de 2012

NOSSA CIDADE PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE!


Parabéns RIO! Agora somos Patrimônio Cultural da Humanidade!!!!
A Unesco concedeu o título ao Rio, em votação na Russia!! 
Patrimônio Cultural da Humanidade, na categoria paisagem cultural urbana 
Parabéns Rio! Parabéns a todos que vivem, que amam e se encantam com essa Cidade Matavilhosa!

  


  



Rio foi escolhido por harmonizar paisagem natural com a cidade. Foto: Rio2016/ Divulgação

A cidade do Rio de Janeiro recebeu neste domingo o título da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria Paisagem Cultural Urbana. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 37ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que está reunido em São Petersburgo, na Rússia, desde o dia 25.
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, que acompanharam os trabalhos, comemoraram a decisão que resultou na inclusão de mais um bem brasileiro na lista de Patrimônio Mundial. Para a ministra, o resultado vem "coroar um belíssimo trabalho que evidencia a cidade que nasceu e cresceu entre o mar e a montanha e, com criatividade e talento criou paisagens - hoje mundialmente conhecidas - que a tornaram excepcional e maravilhosa".
Almeida explicou que "a paisagem carioca é resultado da utilização intencional da natureza que, atendendo aos interesses econômicos dos colonizadores portugueses, formou espaços únicos no mundo que destacam a originalidade do Rio de Janeiro expressa pela troca entre diferentes culturas associadas a um sítio natural". A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural. São eles o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e a famosa praia de Copacabana, além da entrada da baía de Guanabara. As belezas cariocas incluem o forte e o morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.
VIVA RIO DE JANEIRO!
CIDADE MARAVILHOSA!

Um comentário: