sábado, 16 de junho de 2012

PASSEIO CULTURAL!


No último dia 15 de maio de 2012, os alunos das turmas 1302 e 1304 trilharam um caminho rumo ao passado ao visitarem a Galeria de Arte Brasileira do Século XIX, exposição permanente do Museu Nacional de Belas Artes, e ficaram maravilhados diante da grandiosidade de algumas obras, como por exemplo:  "Batalha do Avaí" e "Batalha dos Guararapes", que ocupam grande parte de um dos corredores da galeria.


Observem nas fotos a seguir, como as crianças ficaram a vontade no Museu e como interagiram com a arte:





Durante a visita guiada as crianças contaram também com atividades lúdicas e vivência pedagógica.



Na segunda parte da visita, os alunos conheceram as obras de Eliseu Visconti, jovem italiano vindo para o Brasil ainda menino e que se destacou desde cedo no mundo da arte, retratou diversos locais do Rio de Janeiro, membros de sua família e por diversas vezes seu auto retrato, o que possibilitou um registro espetacular de seu amadurecimento.
Observem abaixo, um pequeno exemplo disposto em uma linha do tempo:


Conhecido também por seu trabalho retratando figuras representando santos da Igreja com uma ótica diferenciada e tendo deixado como legado a decoração interna do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Gioventú (1898) que é considerada a Mona Lisa brasileira, entre outras obras. 





 Dado seu talento, em algumas exposições, seus rascunhos eram vendidos por altos valores, onde por diversas vezes se equiparavam aos valores das obras finais.

Vale a pena visitar a exposição: Eliseu Visconti – A modernidade antecipada, com cerca 250 obras, entre pinturas, desenhos, cerâmicas e documentos do artista, muitas destas obras são inéditas, nunca expostas antes, pois se encontravam em coleções particulares  e também foram recuperadas ao longo dos anos, após terem sido roubadas e vendidas por baixos preços em brechos do Rio de Janeiro.  A exposição tem como curador o próprio neto do Eliseu Visconti, o Sr.º Tobias Visconti, e ficará exposta no MNBA até o dia 24/06/2012.

Para saber mais: http://www.eliseuvisconti.com.br/apres_sobre.htm




Profª Ana Negri(1302), ProfªFátima(Coordenadora Pedagógica) e Profº Paulo(1304)





4 comentários:

  1. Nosso alunos amaram esse passeio cultural!!! Obrigada Profº Paulo pelo elaboração do texto para essa postagem.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado a direção da E.M.Brício Filho pela oportunidade, aos responsáveis dos alunos pela confiança depositada em nossa equipe, a coordenadora Fátima, a prof.ª Ana Negri e a inspetora Eneida por tornarem o passeio mais seguro para nossas crianças.

    Momentos de partilha como estes, nos reenergizam e nos ajudam a seguir em frente com a importante missão de orientar os que serão responsáveis pelo futuro da nação.

    Prof.º Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, você foi um dos presentes que recebemos este ano. Uma pessoa e um profissional especial. Parabéns pela postagem. Pode ter certeza que esse momento ficará eternizado nas mentes dos seus alunos.

      Excluir
  3. Profº Paulo obrigada pela aula por aqui na postagem, aprendi muito! Seus alunos são crianças privilegiadas pois o seu comprometimento e profissionalismo é de dar inveja, inveja boa tá... Parabéns!!! Que bom estar trabalhando com você.

    ResponderExcluir