domingo, 3 de junho de 2012

GREEN NATION FEST

ESTÁ ACONTECENDO UM GRANDE EVENTO NO RIO DE JANEIRO
GREEN NATION FEST
Sustentabilidade para ver, ouvir e sentir

É um festival interativo e sensorial que estimula
o público visitante a agir por um mundo mais sustentável.O evento tratará de questões ambientais de maneira
descontraída, usando cinema, educação, esporte
 e moda para abordar o assunto.

DIA: 31 DE MAIO  A  7 DE JUNHO

LOCAL: QUINTA DA BOA VISTA

HORÁRIO: 8h AS 17h

ENTRADA GRATUITA

VEJAM O MAPA COM A PROGRAMAÇÃO DE ALGUMAS ATIVIDADES:


Espaço Quiz


Na competição, estudantes testarão seus conhecimentos sobre sustentabilidade. Dois grupos responderão às perguntas elaboradas pela Universidade Estácio de Sá, com sugestões do Programa Claro Recicla e da Secretaria Municipal de Educação/RJ. A Estácio oferecerá como prêmio bolsas de estudo para o ensino superior e cursos livres.
Gol de Bicicleta
Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco também competirão durante o Green Nation Fest. Os participantes pedalam e geram energia para seu time. Para isso, escolhem o time e acompanham quanta energia suas pedaladas geram em tablet oferecido pela Universidade Estácio de Sá. Além de conhecer e se aproximar de métodos alternativos de produção de energia, visitantes percebem que a união é característica fundamental para o sucesso da sustentabilidade no planeta.
Oficinas
A Secretaria Municipal de Cultura apresenta oficinas lúdicas e educativas, onde crianças de todas as idades conhecerão novas práticas em sustentabilidade.
Arrastão Cultural - Percussão
O Projeto Arrastão Cultural, amplia a prática da exploração das possibilidades sonoras dos objetos cotidianos para um exercício de investigação das características e elementos dos instrumentos de percussão, com destaque para o reaproveitamento de materiais banais e dejetos urbanos variados.
Livro Artesanal na Escola
 Todo o processo é artesanal e utiliza-se da reciclagem e reaproveitamento de materiais presentes no cotidiano da escola e da sua comunidade de entorno para confeccionar livros com conteúdo lúdico e ecológico.
Oficina de Criação de Bonecos com Material Reaproveitado
 A oficina visa estimular a criatividade e a expressividade da criança através da criação e confecção de bonecos manipuláveis utilizando material reaproveitado.
Confecção de Fantoches com Material Reciclável
O fantoche foi escolhido por ter um melhor aproveitamento na educação, assim como o material que será utilizado para a confecção – RECICLÁVEL. Por ser de fácil acesso e praticamente sem custo, proporciona a continuidade do trabalho em casa, na escola ou em qualquer outro lugar que solicite da criança e do adolescente o contato com a arte. Através da desmistificação da arte é possível ter um caminho para aproximá-la mais das pessoas, fazendo com que elas agucem sua sensibilidade, a fim de poderem sentir plenamente esses aspectos que se encontram a sua volta e não mais olharem a arte com olhos tão distantes.
Livro de Pano
 As técnicas para confecção do Livro de Pano e da Contação de Histórias valorizam e estimulam o trabalho artesanal através da reutilização de sobras de tecidos, botões, linhas e lãs e demais elementos recicláveis. As histórias além de servir como estímulo à leitura, à pesquisa e ao conhecimento literário, atua como agente para divulgação dos principais fatos do cotidiano da CIDADE, tais como: segurança, educação, meio ambiente, a escola, a família e o bairro, além de histórias inéditas, escritas pelos próprios participantes.
Oficinas Culturais: Ações em Arte- Educação
 A Arte é tida tanto como uma ferramenta intelectual de comunicação e descoberta de mundo quanto um agente subconsciente de questionamento e relativização do real. Nas oficinas, agentes educadores identificam e promovem condições, junto a crianças e jovens, para a circulação e o re-processamento da cultura no espaço amplo da cidade, orientando e utilizando as possibilidades urbanas de maneira auto-sustentável e pedagógica.
Oficina de Atividades Lúdicas
 Esta oficina tem por objetivo oferecer atividades de qualidade para crianças e adolescentes onde se utilizará o lúdico como instrumento de educação moral e afetiva, sendo uma estratégia para desenvolvimento da cidadania e consciência emocional. Dessa forma, o lúdico é trabalhado através de brinquedos e brincadeiras tradicionais resgatados de nossa cultura.
Sinta o clima
A atração promoverá imersão em ambientes climáticos do planeta com atividades lúdicas e educativas e o uso de tecnologias de vanguarda e diferentes formas de sensibilização. A experiência será vivenciada por meio de simulações de situações como degelo, queimada e inundação.
Pegada ecológica
O primeiro passo na direção da sustentabilidade começa quando entendemos o que a existência de cada um representa para o planeta. Assim se inicia a jornada de conscientização do Green Nation Fest. Através de um sistema informatizado, cada participante poderá calcular a quantidade de gás carbônico que foi lançado na atmosfera para que ele pudesse chegar ao evento. O cálculo é feito em função do meio de transporte utilizado e da distância percorrida.
Seminários
Serão três dias de debates no auditório do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista. As mesas acontecem de 5 a 7 de junho das 10h às 18h.

ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO ESTÃO CONCORRENDO COM VÍDEOS FEITOS PELOS ALUNOS. 

VALE A PENA COMPARECER E PARTICIPAR!
QUE TAL DIA 07 É FERIADO?
FICA AÍ A DICA! 


2 comentários:

  1. VALE A PENA REALMENTE CONFERIR. FUI FAZER MINHA CAMINHADA HOJE NA QUINTA DA BOA VISTA PARA CONHECER O EVENTO E FIQUEI ENCANTADA. AMANHÃ ESTAREI LÁ A TARDE E NO FERIADO DO DIA 07 NÃO FALTAREI. APRENDI MUITO!!!

    ResponderExcluir
  2. Blog atualizadíssimo! Parabéns! Já divulgado via facebook e twitter.

    ResponderExcluir