domingo, 20 de maio de 2012

DIA DA LÍNGUA NACIONAL



                                           


Amanhã comemoramos o dia da Língua Nacional, no nosso caso, da Língua Portuguesa. Achamos esta data muito digna, e estamos muito felizes por esta comemoração!
                        


                        
                VAMOS CONHECER UM POUCO DA HISTÓRIA SOBRE ESSE DIA
O português falado e escrito aqui no Brasil é um "mix" de várias outras línguas, principalmente o tupi guarani, falado nas nações indígenas - brasileiros nativos - e o iorubá, que veio com os africanos na época da escravatura; além de muitas línguas européias, como o francês, o italiano e também o inglês. Está sempre em evolução e em mudança constante.
A nossa língua nacional, o português, é um idioma derivado do latim, que se dividia em latim clássico e latim vulgar. O latim clássico era falado e escrito pelas pessoas cultas. Foi muito pouco divulgado, por isso, hoje é conhecido apenas por meio da literatura e dos documentos históricos. O latim vulgar era utilizado pela maioria da população. Espalhou-se durante a expansão do Império Romano e foi se diversificando nas regiões conquistadas, dando origem aos dialetos que criaram outras línguas, denominadas "neolatinas" ou "românicas", entre as quais há o português, o espanhol, o galego, o catalão, o francês, o provençal, o italiano e o romeno.
O Acordo Ortográfico, concluído em 2008, padronizou e unificou o modo de escrever as palavras do português nos países que hoje ele é falado: além de Portugal e Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Tomé e Príncipe e Timor Leste, tratando-se da quinta língua mais falada no mundo contemporâneo; um patrimônio comum a mais de 200 milhões de falantes no mundo inteiro (fonte: Uol Educação).


                                    



ditado é uma prática antiga, tanto que mudam metodologias de ensino e ele está sempre resistente ao tempo e às mudanças.
Mas qual é o papel do ditado no processo ensino-aprendizagem? O ditado tem, pelo menos, duas funções básicas: ajudar o educando na construção do sistema fonético e gráfico da língua e também para a avaliação, por parte do professor, sobre como os alunos estão se desenvolvendo nestes aspectos, avaliando as possíveis dificuldades.(FONTE: www.smartkids.com.br)
Existem vários tipos de ditado que podem ajudar o professor em momentos diferentes de sua prática, selecionamos alguns ditados que achamos no site da Smartkids para ser usado de forma criativa em sala de aula pelo professor.






Como você pode perceber o professor deve usar o ditado de forma criativa, com finalidades definidas, sendo importante que os alunos saibam dessas finalidades, até mesmo para ficar mais fácil manter o foco na tarefa. 






      






                                   

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