domingo, 15 de julho de 2012

EDUCAÇÃO INFANTIL E A LEITURA!

                                         


A profª de sala de leitura proporcionou um momento super especial a todos os alunos da Educação Infantil.
A idéia surgiu por entender que a prática da leitura se faz presente em todos os níveis educacionais desde o período da alfabetização 

Em suas pesquisas a professora observou que muitos educadores acreditam que as crianças que convivem com um meio letrado, sendo estimulado a ler, possuem maiores e melhores condições de desenvolver sua criticidade em seu entorno social.
Ao folhear um livro, tocá-lo e observar suas figuras, mesmo que ainda não decodifique a língua escrita, a criança está ao seu modo praticando a leitura e, esta prática de leitura é denominada de "letramento".

O Letramento consiste em fazer uso social da leitura e da escrita e, isso ocorre quando a criança desde cedo explora e vivencia práticas de leitura e escrita.  Diante disso, cabe ao professor possibilitar este contato do aluno com a literatura orientando – sobre como fazer uso deste material escrito.

A professora organizou o espaço físico de forma atraente e aconchegante com tapetinhos no pátio da escola. Colocou em um aramado livros e gibis, onde as crianças nos 50 minutos de aula tiveram livre acesso ao material exposto.


VAMOS AS FOTOS DAS TURMAS:





A cada turma os alunos procuravam o  espaço melhor para o manuseio dos livros.
Se uniram e até compartilharam o manuseio.



A professora conclui que quanto mais cedo as crianças tiverem contato com histórias orais e escritas, maiores serão as chances de gostarem de ler.
Para aproximar o aluno da leitura, faz-se necessário que o educador atribua a literatura uma finalidade
prazerosa e não apenas cumprir obrigações na escola ou no trabalho, pois só assim será possível formar leitores para a vida toda.

Com a criação do projeto  pela nossa Secretaria Municipal de Educação, "Rio, uma Cidade de Leitores" temos que  incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de nossos alunos.


                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário