quinta-feira, 3 de outubro de 2013

DIA DOS ANIMAIS!

 
Quando a gente pensa em comemorar o dia dos animais, logo imagina um animal doméstico, como um gato, um cachorro, um peixe ou até uma tartaruga. Cuidar de um animal é uma coisa incrível e muito gostosa: dar banho, alimentar, brincar, fazer carinho. Se o animalzinho está doente, levar ao veterinário e cuidar dele. São bichos de estimação, que vivem com a gente e nos fazem muito bem.

Podemos também pensar nos animais que ajudam na nossa sobrevivência, como a vaca, a ovelha e a galinha. Podemos até pensar nos bichos de que não gostamos, como os morcegos, as lagartixas e os mosquitos. Mas eles têm um papel importante no equilíbrio entre os seres vivos e o meio-ambiente.

É possível lembrar ainda de espécies que nem existem mais, como os dinossauros. Eles desapareceram provavelmente por causa da queda de meteoros. Isso já faz muitos milhões de anos. Mas sabe quem é o maior responsável pela extinção dos animais hoje em dia? O homem.

Tanto a caça indiscriminada, quanto o comércio ilegal de animais selvagens são fatores que contribuem para a extinção de espécies inteiras. Quando destruímos o meio ambiente, o ar, o solo e a água, também estamos alterando o habitat dos animais e ameaçando sua vida. Quer um exemplo? Todos os anos, mais de um milhão de aves marinhas morrem por causa do plástico jogado no oceano. É muito triste.

É verdade que há animais domésticos que vivem no bem-bom, cercados de carinho, mas infelizmente o mesmo não acontece com os animais abandonados ou com aqueles que sofrem maus-tratos. Existem animais usados para testar produtos e muitos são submetidos a condições cruéis.

O Dia Mundial do Animal é comemorado há muito tempo, desde 1930. A data foi escolhida para homenagear São Francisco de Assis, que morreu no dia 4 de outubro de 1226. Quem decidiu foi o Congresso de Proteção Animal, realizado em Viena, na Áustria. Francisco é o santo protetor dos animais. Você já deve ter visto a imagem dele cercada de pássaros.

Apesar da existência da data comemorativa, os direitos dos animais só foram registrados muito tempo depois. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais só foi aprovada pela Unesco, que é um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), em 15 de outubro de 1978.

Quais são esses direitos? O primeiro é o de existir e ser respeitado. Parece simples, mas você já parou para pensar nisso? A declaração ainda lembra que nós também somos uma espécie animal. Essa pegou fundo, hein?

Portanto não temos o direito de exterminar ou explorar os outros animais, mas devemos usar nossa consciência a serviço deles. Devemos assim proteger e evitar que os bichos sejam submetidos a maus tratos ou crueldades. Os animais têm o direito de viver livremente no seu habitat natural e se reproduzir.

Para ajudar a defender esses direitos, existem várias associações de defesa dos animais. No Brasil, a Lei de Crimes Ambientais proíbe e atribui penas a quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Por falar nisso, no nosso país, há mais de 250 espécies de animais ameaçados de extinção. São pererecas e rãzinhas, aranhas, vários tipos de pica-pau, de tico-tico, pintassilgos, lagartos e camaleões, tartarugas cascudas, além de mamíferos grandes como a onça pintada e o lobo-guará.

Nossa escola fez um lindo trabalho com as turmas da Educação Infantil.
A profª Mônica da Sala de Leitura contou várias histórias de animais. Animais da Floresta, Animais do Mar e os Insetos. Ainda contou a história, do livro Bichodário onde fala dos animais de  A a Z .

Após essa contação de histórias a profª confeccionou um lindo mural com as turmas onde eles escolheram o animal a ser pintado. 
A profª Karen junto com sua turma também enfeitou o mural com lindas flores dando um toque especial e maravilhoso ao mural.
Eles adoraram colar seus animais no mural!

O mural com a Aranha, o Elefante, a Irara, a Onça e o Urubu

A turma da Profª Karen ao final de todas as atividades adoraram imitar os animais


 Vamos aproveitar o Dia Mundial dos Animais para protestar em nome deles? Eles precisam ser bem tratados e amados!

5 comentários:

  1. Como sempre, vc arrebentou na postagem. Ficou maravilhosa!!!!Parabéns!!!!Bjs, KAren

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amiga! Muito linda sua postagem e trabalhos! Realmente nossos amiguinhos merecem todo nosso respeito e carinho. Beijocas. :)

    ResponderExcluir
  3. Não podia esperar outra coisa, a não ser um trabalho de qualidade. Aproveitei e matei a saudade de algumas crianças que foram lá da Creche Geralda. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o respeito aos animais e trabalho de qualidade fazem com que nossos alunos aprendam cada vez mais. Obrigada pelo carinho de todas

      Excluir
  4. Eu aqui relembrando meus dias de aula nessa escola resolvi procurar no google alguma coisa que falasse sobre os primordios dela de quando foi inaugurada entre 1958 e 1960. Nao consegui achar nada com fotos. Mas mesmo assim parabens pelo belo trabalho sobre os animais.

    nfrcarlos@ig.com.br

    ResponderExcluir