quarta-feira, 10 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO INFANTIL,SALA DE LEITURA E PORTEIRAS!!!

PROFª KAREN DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFª MÔNICA DA SALA DE LEITURA
FLÁVIA E LUANA PORTEIRAS DE NOSSA ESCOLA

UMA PARCERIA QUE DEU CERTO
DIA 04 DE OUTUBRO
UM DIA ANIMAL NA NOSSA ESCOLA!

NOSSAS PROFESSORAS E PORTEIRAS DERAM UM SHOW NA HOMENAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO NO DIA DEDICADO AOS ANIMAIS.

COMO TUDO COMEÇOU:
A Profª Karen pesquisando na internet para planejar sua aula sobre o dia dos animais, achou uma matéria sobre o salvamento de um cachorro de um  incêndio por um macaco.
Vejam a matéria na íntegra:




(Esta foto corre as redes sociais. Foi flagrada após uma explosão numa fábrica, na cidade de Nanjing, China, em 28 de julho de 2010.)

Encontro esta foto na internet e custa-me acreditar no que meus olhos veem. A manchete corre o mundo: "Macaco salva filhote de cachorro em explosão na China."

Esta imagem não precisaria de comentário algum. Ela fala por si só.

Mas não me contento em silenciar e escrevo sobre uma cena que talvez a muitos cause risos e deboches ( isso é mesmo engraçado?) mas a mim, faz refletir; repensar meus valores e minhas idéias sobre a inteligência e afetividade animal.

Quando vejo pessoas - meninos e meninas, homens, mulheres, idosos, atirando pedras nos famintos e rabugentos cachorros de rua, pelo simples prazer de causar-lhes uivos de dor, sinto de imediato indignação e tristeza, então venho entregar esta carta ao mundo, que ela voe pelos espaços cibernéticos e sacuda essas mentes doentes e adormecidas pelo desamor que entorpece seus mais nobres sentimentos.

Faço o meu convite:

Senhores, senhoras, meninos e meninas, sentem-se por um momento nesta imensa sala de aula que é a Vida e venham aprender a lição do verdadeiro amor, ministrada ,na prática, por um animal. Esses mesmos animais que muitos de nós colocamos numa escala inferior a nossa e os chamamos de irracionais.

Talvez eles saibam mais do que muitos de  nós, o valor de  uma vida.

Uma foto não fala? Um macaco não fala? Um cachorro não fala? Sentem-se senhores, tragam suas crianças, observem bem e escutem, eles estão falando.

Texto de Mariângela Freitas, postado em 01.03.2012


A profª Karen conversou com a profª Mônica e as duas resolveram planejar  uma aula diferente com os alunos para conscientizar e alertar os alunos sobre maus tratos com os animais no dia dedicados a eles.
Fizeram um lindo cartaz e a profª da sala de leitura convidou todos alunos da escola para conhecerem a história desses animais.


UMA LIÇÃO DE VIDA!



A profª Karen com seus alunos conversaram sobre as borboletas e pássaros e fizeram dois lindos murais.


O profº Paulo da turma 1304 produziu os desenhos de alguns animais e seus alunos os coloriram. Esses lindos desenhos foram anexados aos murais e também pela escola. 

As porteiras Flávia e Luana vendo a animação das crianças em conhecer a história do macaco e cachorro, sugeriu a profª Mônica  quanto a possibilidade de pessoas que tivessem animais de estimação os trouxessem para as crianças da Educação Infantil verem de perto. Nossas porteiras não pararam por aí, tiveram também a ideía de criarem duas caixas de textura, uma com pelo e outra com pena.
Vejam a porteira Luana produzindo a caixa. 
AS CAIXAS PRONTAS COM NOSSAS PORTEIRAS

  A cadela  Kate da merendeira Janete e a calopsita Kiwi da porteira Luana  fizeram um sucesso no turno da manhã.











No turno da manhã nossas porteiras mostraram os animais, falaram sobre os animais domésticos e ainda fizeram a atividade com a caixa de textura

Nesse momento da atividade participaram além das porteiras nossa Agente Educadora Eneida
Gostaríamos de deixar registrado nossos agradecimentos a Secretária escolar Priscila e a nossa Diretora Ana Lúcia que cuidaram do portão e dos alunos enquanto as funcionárias fizeram as atividades nas 3 turmas.


No turno da tarde um aluno da educação infantil levou seus animais de estimação. A tartaruga e o coelho fizeram muito sucesso!






A professora Beth mostrou bem de perto a tartaruga para seus alunos

 A porteira Flávia mostrando a tartaruga e o coelho. Conversou sobre os animais domésticos.


AS PROFESSORAS KAREN E BETH DO TURNO DA TARDE PREPARARAM UMA LEMBRANÇA PARA SEUS ALUNOS E ELES ADORARAM

PROFª BETH COM SEUS ALUNOS E SUAS MÁSCARAS DE ONÇA




PROFª KAREN COM SEUS ALUNOS E  SUAS MÁSCARAS DE PÁSSAROS
TEMOS CERTEZA QUE NOSSOS ALUNOS NÃO IRÃO ESQUECER DESSE DIA E SERÃO OS GUARDIÕES DOS ANIMAIS CUIDANDO PARA QUE NÃO HAJA MAUS TRATOS A ELES.


8 comentários:

  1. Amei participar desse projeto. Pessoas como a profª Karen e profº Paulo, sempre dispostos a produzirem trabalhos maravilhosos e essas porteiras com essas ideias sensacionais e planejamento fantástico só fazem nossos pequenos ganharem e aprenderem com muito mais prazer. Obrigada Karen, Paulo, Flávia e Luana por fazerem acontecer a educação na nossa escola. Amo vocês.

    ResponderExcluir
  2. ISSO É QUE É EQUIPE !! SOMOS PREMIADAS !!! ESSAS PORTEIRAS SÃO DEMAIS !!! ALIÁS SÃO MUITO MAIS DO QUE PORTEIRAS !! BEIJOS LINDONAS !!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei emocionada! Vamos ser a voz de quem não fala! Garanto que depois desse projeto uma semente de amor foi plantata por esse reino tão abandonado aqui no nosso planeta.
    E que parceria! Amo trabalhar com vc Mônica. VOcê que compra na íntegra todas as novas idéias e trabalha, cria, inventa com brilhantismo. Beijos, Karen

    ResponderExcluir
  4. Karen tenha certeza nossa parceria é perfeita pois amamos o que fazemos e fazemos por nossos pequenos que é o objetivo da escolha de nossa profissão. E não vamos parar afinal nossas ideias são fantásticas e nossos pequenos são merecedores do melhor de nós e isso temos demais. bjão

    ResponderExcluir
  5. ADOREI ESSE PROJETO!
    É MUITO GRATIFICANTE VER AS CARINHAS DELES DE FELICIDADES!
    UMA AULA DINÂMICA E PRAZEROSA É O QUE MOTIVAM OS ALUNOS A IREM PARA SALA DE AULA. AMEI!!! ESTÃO TODOS DE PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juliana pelo carinho. Eles realmente amaram essa atividade e aprenderam muito. bjs

      Excluir
  6. Parabéns a todos vocês! Ficou bonito de se ver !Amo muito esta escola! Beijos! Tia Fatima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Fátima que saudades. Sentimos muito a sua falta, a sua empolgação nos projetos desenvolvidos pela escola, além de participar e estar presente nas atividades. Obrigada pelo carinho. bjs

      Excluir