domingo, 14 de outubro de 2012

PARABÉNS PROFESSOR!



A ORIGEM DESSE DIA:
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.

O FERIADO:

A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.
A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.

O PROFISSIONAL:


Esse profissional, durante seu período de formação, passa a desenvolver algumas habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira em que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.

A EDUCAÇÃO NO BRASIL:

A estrutura da educação no Brasil se divide por faixas etárias. De zero a três anos temos as creches ou berçários; de 3 a 5 anos a fase de educação infantil, de 6 a 10 anos o ensino fundamental I; de 11 a 14 anos o ensino fundamental II; e de 15 a 17 anos o ensino médio. Após a etapa do vestibular e com a aprovação no mesmo, o período de graduação.
Podemos ver que os professores são muito importantes para a vida de todos, pois passam por todo o período escolar, por longos anos. Por isso, deveriam ser mais bem remunerados e ter seu trabalho melhor reconhecido.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia


A TODOS OS PROFESSORES DE NOSSA ESCOLA
A TODOS OS PROFESSORES AMIGOS
A TODOS OS PROFESSORES SEGUIDORES




sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DIA DA CRIANÇA!!!!


NOSSA ESCOLA SE PREPARANDO PARA A GRANDE COMEMORAÇÃO DOS NOSSOS ALUNOS PELO DIA DA CRIANÇA!
SEMANA QUE VEM DO DIA 16 AO DIA 19  NOSSOS ALUNOS FESTEJARÃO MUITO!

NESSA SEMANA OS ALUNOS JÁ COMEÇARAM A PARTICIPAR DE ALGUMAS ATIVIDADES 
VAMOS A ELAS:

Os alunos da profª Karen começaram a semana trabalhando com recorte e colagem de papel colorido e fizeram lindas obras de arte.
  



O profº Paulo com sua turma 1304 também iniciou a semana cantando para seus alunos após o horário da merenda. Os alunos adoraram e acompanharam o professor.



A profª Claudecira presenteou seus alunos das turmas 1202 e 1203 com  um copo e um bilboquê. A professora utilizou uma garrafa de refrigerante pequena para fazer a lembrança. A metade da garrafa virou um copo com adesivo infantil e a outra parte fez o brinquedo bilboquê.







A profª Mônica da sala de leitura proporcionou uma contação de história diferente para as 6 turmas da  Educação Infantil.
A aluna Anie da turma 1301 que esteve no projeto nenhuma criança a menos até o mês de junho com a professora da sala de leitura, fez a contação da história que a professora achou na internet e a imprimiu.
As crianças adoraram e prestaram muita atenção.






Vejam o vídeo da contação da história:




Ontem as professoras Djanira, Flávia e Sônia proporcionaram um dia muito especial aos seus alunos da Educação Infantil.
As crianças cantaram, dançaram e brincaram muito.



As professoras prepararam um lanche especial com pipoca e guaraná.



Ao final as crianças ganharam uma lembrança das professoras. Eles adoraram!!!





Aguardem semana que vem eles irão aproveitar muito mais!
CRIANÇAS PARABÉNS PARA VOCÊS!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO INFANTIL,SALA DE LEITURA E PORTEIRAS!!!

PROFª KAREN DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFª MÔNICA DA SALA DE LEITURA
FLÁVIA E LUANA PORTEIRAS DE NOSSA ESCOLA

UMA PARCERIA QUE DEU CERTO
DIA 04 DE OUTUBRO
UM DIA ANIMAL NA NOSSA ESCOLA!

NOSSAS PROFESSORAS E PORTEIRAS DERAM UM SHOW NA HOMENAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO NO DIA DEDICADO AOS ANIMAIS.

COMO TUDO COMEÇOU:
A Profª Karen pesquisando na internet para planejar sua aula sobre o dia dos animais, achou uma matéria sobre o salvamento de um cachorro de um  incêndio por um macaco.
Vejam a matéria na íntegra:




(Esta foto corre as redes sociais. Foi flagrada após uma explosão numa fábrica, na cidade de Nanjing, China, em 28 de julho de 2010.)

Encontro esta foto na internet e custa-me acreditar no que meus olhos veem. A manchete corre o mundo: "Macaco salva filhote de cachorro em explosão na China."

Esta imagem não precisaria de comentário algum. Ela fala por si só.

Mas não me contento em silenciar e escrevo sobre uma cena que talvez a muitos cause risos e deboches ( isso é mesmo engraçado?) mas a mim, faz refletir; repensar meus valores e minhas idéias sobre a inteligência e afetividade animal.

Quando vejo pessoas - meninos e meninas, homens, mulheres, idosos, atirando pedras nos famintos e rabugentos cachorros de rua, pelo simples prazer de causar-lhes uivos de dor, sinto de imediato indignação e tristeza, então venho entregar esta carta ao mundo, que ela voe pelos espaços cibernéticos e sacuda essas mentes doentes e adormecidas pelo desamor que entorpece seus mais nobres sentimentos.

Faço o meu convite:

Senhores, senhoras, meninos e meninas, sentem-se por um momento nesta imensa sala de aula que é a Vida e venham aprender a lição do verdadeiro amor, ministrada ,na prática, por um animal. Esses mesmos animais que muitos de nós colocamos numa escala inferior a nossa e os chamamos de irracionais.

Talvez eles saibam mais do que muitos de  nós, o valor de  uma vida.

Uma foto não fala? Um macaco não fala? Um cachorro não fala? Sentem-se senhores, tragam suas crianças, observem bem e escutem, eles estão falando.

Texto de Mariângela Freitas, postado em 01.03.2012


A profª Karen conversou com a profª Mônica e as duas resolveram planejar  uma aula diferente com os alunos para conscientizar e alertar os alunos sobre maus tratos com os animais no dia dedicados a eles.
Fizeram um lindo cartaz e a profª da sala de leitura convidou todos alunos da escola para conhecerem a história desses animais.


UMA LIÇÃO DE VIDA!



A profª Karen com seus alunos conversaram sobre as borboletas e pássaros e fizeram dois lindos murais.


O profº Paulo da turma 1304 produziu os desenhos de alguns animais e seus alunos os coloriram. Esses lindos desenhos foram anexados aos murais e também pela escola. 

As porteiras Flávia e Luana vendo a animação das crianças em conhecer a história do macaco e cachorro, sugeriu a profª Mônica  quanto a possibilidade de pessoas que tivessem animais de estimação os trouxessem para as crianças da Educação Infantil verem de perto. Nossas porteiras não pararam por aí, tiveram também a ideía de criarem duas caixas de textura, uma com pelo e outra com pena.
Vejam a porteira Luana produzindo a caixa. 
AS CAIXAS PRONTAS COM NOSSAS PORTEIRAS

  A cadela  Kate da merendeira Janete e a calopsita Kiwi da porteira Luana  fizeram um sucesso no turno da manhã.











No turno da manhã nossas porteiras mostraram os animais, falaram sobre os animais domésticos e ainda fizeram a atividade com a caixa de textura

Nesse momento da atividade participaram além das porteiras nossa Agente Educadora Eneida
Gostaríamos de deixar registrado nossos agradecimentos a Secretária escolar Priscila e a nossa Diretora Ana Lúcia que cuidaram do portão e dos alunos enquanto as funcionárias fizeram as atividades nas 3 turmas.


No turno da tarde um aluno da educação infantil levou seus animais de estimação. A tartaruga e o coelho fizeram muito sucesso!






A professora Beth mostrou bem de perto a tartaruga para seus alunos

 A porteira Flávia mostrando a tartaruga e o coelho. Conversou sobre os animais domésticos.


AS PROFESSORAS KAREN E BETH DO TURNO DA TARDE PREPARARAM UMA LEMBRANÇA PARA SEUS ALUNOS E ELES ADORARAM

PROFª BETH COM SEUS ALUNOS E SUAS MÁSCARAS DE ONÇA




PROFª KAREN COM SEUS ALUNOS E  SUAS MÁSCARAS DE PÁSSAROS
TEMOS CERTEZA QUE NOSSOS ALUNOS NÃO IRÃO ESQUECER DESSE DIA E SERÃO OS GUARDIÕES DOS ANIMAIS CUIDANDO PARA QUE NÃO HAJA MAUS TRATOS A ELES.


SECRETÁRIA ESCOLAR

 Foto: Um Viva a todos nós!!


NOSSA HOMENAGEM A SECRETÁRIA ESCOLAR DE NOSSA ESCOLA
PRISCILA 


 VOCÊ COM SUA DEDICAÇÃO E DOÇURA NOS ENCANTOU!
DESEJAMOS MUITO SUCESSO NESSA SUA JORNADA
ADORAMOS RECEBÊ-LA NA NOSSA ESCOLA!

 VAMOS CONHECER AS ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICA DO SECRETÁRIO ESCOLAR
(LEI MUNICIPAL Nº 5335/2011)

- conhecer e aplicar os princípios e normas que regem a gestão escolar em seus aspectos administrativos, primando pela transparência de procedimentos;
- conhecer, consultar e interpretar normas a que se vincula o Poder Público Municipal, em especial aquelas afetadas à área educacional, garantindo sua aplicação;
- analisar, organizar, registrar e documentar fatos ligados à vida escolar dos alunos e aos profissionais em exercício na unidade escolar;
- conhecer e utilizar-se de tecnologias de informática;
- atender aos profissionais da escola, à comunidade, aos alunos e ao público em geral, prestando as informações e orientações necessárias;
- zelar pela identidade da vida escolar dos alunos e pela autenticidade dos documentos escolares;
- responsabilizar-se por toda a escrituração e expedição de documentos escolares e outros que se façam necessários;
- promover o levantamento de dados referentes à vida escolar dos alunos, contabilizando-os para fins estatísticos e respectiva análise;
- organizar, coordenar e conservar o arquivo ativo e inativo da escola;
- zelar pelo sigilo da documentação e informações de que tenha conhecimento, relativas à vida escolar dos alunos e funcional dos servidores;
- receber, protocolar e instruir processos administrativos e expedientes relativos a situações diversas, em especial as que se vinculem à vida escolar e a fatos relacionados a alunos;
- preparar relatórios diversos solicitados pela direção da escola;
- garantir apoio às atividades da escola;
- colaborar nas atividades relativas à execução do Programa de Alimentação Escolar;
- colaborar e participar de atividades que envolvam a comunidade, sob a orientação da direção da escola;
- participar de atividades de qualificação proporcionadas pela Administração Municipal, bem como de reuniões de equipe;
- refletir e avaliar sua prática profissional, buscando aperfeiçoá-la;
- praticar os demais atos necessários ao desenvolvimento das atividades da Secretaria Escolar.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

DIA DOS ANIMAIS!!!

4 DE OUTUBRO


Dia dos Animais 2012



É nesse dia consagrado por todos nós e por Deus, é que 
ressaltamos todas e quaisquer importâncias deles para a humanidade aqui na terra. 

Nossa escola está trabalhando essa semana com os alunos a importância do cuidado, respeito por essa espécie animal.

Lindos trabalhos estão sendo elaborados.

Fiquem atentos postaremos as fotos dos trabalhos e atividades realizadas.

Vamos celebrar a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do Planeta Terra e ressaltar o respeito ao meio ambiente.
Dia dos Animais