sábado, 30 de junho de 2012

QUE LEGAL! O DIA DO PESCADOR

NOSSA QUE BACANA A PROFª KAREN COM SUA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL HOMENAGEOU ONTEM OS PESCADORES NO SEU DIA.

Ela seguindo o projeto pedagógico da escola que é o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, conversou com seus alunos sobre os prejuízos em jogar lixo nos mares e rios.
O TEMA DO TRABALHO FOI:
"OBRIGADO PELO MAR LIMPO E A REDE CHEIA DE PEIXES"
Vejam que trabalho lindo!



PARABÉNS LINDA HOMENAGEM COM ESSE TRABALHO!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

HOJE É O DIA DO PESCADOR!


Passeando por alguns sites de educação achamos legal divulgar sobre esse dia. Para saber e poder acessar vários sugestões de trabalho clique no link abaixo:

 http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/29-junho-dia-do-pescador.html




DIA DO PESCADOR

Dia do Pescador
Todos já ouviram falar que pescador é bom para contar histórias, não é mesmo? Mas um bom pescador é principalmente aquele que conhece os segredos do mar, sabe observar as fases da lua e tem um cuidado todo especial com a natureza, porque sabe que a sobrevivência e procriação dos peixes dependem do equilíbrio ambiental.
Para manter esse equilíbrio e preservar as diversas espécies de peixes, existem leis que regulamentam a forma de pesca e principalmente a época certa para pescar, por exemplo, existe a lei que proíbe a pesca durante a piracema, que é o período de reprodução dos peixes, quando as fêmeas vão para as margens dos rios desovar.
O pescador profissional sabe de todos os truques para uma boa pescaria: conhece a época de reprodução das espécies de peixes de sua região (e respeita conforme a lei!), sabe escolher a isca e o anzol certo e também conhecem o local mais adequado para pescaria.
Como o trabalho do pescador é sempre um desafio, o dia 29 de junho foi escolhido como o Dia do Pescador por ser o dia de São Pedro, o apóstolo que era pescador, e por isso muitos pescadores tem esse santo como protetor.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO!!!


ENSINANDO E BRINCANDO COM A OBRA DE ANA MARIA MACHADO


PROFª MARIA DELFINA(4ªCRE)

                    
                              PROFª MÔNICA (3ªCRE)
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Com a criação do blog da nossa escola e o acesso ao portal do Rioeduca,  esse projeto surgiu após  a profª Mônica da Sala de Leitura ter conhecido a profª Maria Delfina da E. M. Laís Netto dos Reis da 4ª Cre onde em conversa através do seu blog http://ler-com-prazer.blogspot.com.br, contou da sua experiência com os livros da coleção Mico Maneco.  A amizade foi se solidificando e se conhecerem em um curso de blog da 4ª Cre. A profª Maria Delfina levou uma cópia do seu projeto para a profª Mônica mostrar para a profª Claudecira que ministra suas aulas para duas turmas do 2º ano, onde as crianças encontram-se em processo de alfabetização.
A profª Mônica como sempre gostou de trabalhar com o lúdico e a profª Claudecira gosta de diversificar suas aulas topou na hora utilizar esse projeto oferecido pela profª Delfina.  A Profª Mônica se propôs a  ajudar na confecção do material a ser aplicado e como estamos trabalhando esse ano o Desenvolvimento Sustentável, a profª Mônica resolveu  reutilizar as caixas de leite do café da manhã e tarde das crianças, para confeccionar as malas com o material do livro CABE NA MALA, primeiro livro utilizado pela Profª Claudecira da coleção Mico Maneco.


Objetivo geral:

PROPORCIONAR AO ALUNO MOMENTOS DE LUDICIDADE ALCANÇANDO A  APRENDIZAGEM  DA ESCRITA E CONSEQUENTEMENTE  O DESPERTAR PARA A LEITURA.
Objetivos Específicos:

COMPOR PALAVRAS COM SILABAS;
DECOMPOR PALAVRAS EM SUAS SILABAS;
PRODUZIR TEXTOS ALFABETICAMENTE;
COMPLETAR PALAVRAS COM AS LETRAS QUE FALTAM;
OBSERVAR A SEGMENTACÃO ENTRE AS PALAVRAS NA HISTÓRIA;
OBSERVAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO;
OUVIR E COMPREENDER AS HISTÓRIAS;
COMPLETAR TEXTOS COM PALAVRAS;
CONSTRUIR FRASES COM PALAVRAS DADAS.

Recursos:

LIVROS DE HISTÓRIAS DA COLEÇÃO MICO MANECO- COMEÇANDO PELO CABE NA MALA;
LETRAS MÓVEIS;
PALAVRAS DA HISTÓRIA;
PALAVRAS SEPARADAS EM SÍLABAS.


Metodologia:
O trabalho pedagógico está fundamentado numa proposta de educação, vislumbrando a alfabetização do aluno.
A profª começou o projeto fazendo de conta que estavam viajando. Fez com que imaginassem estar viajando na sala de aula. Eles adoraram, vejam nas fotos:

                                                 

A profª contou a história e cada criança colocava na mala um personagem da história. 
Fizeram vários trabalhos, vejam abaixo alguns dos trabalhos:

-------------------------------------------------------------------------------------------------
 -------------------------------------------------------------------------------------------------

 --------------------------------------------------------------------------------------------------
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vejam agora as fotos do jogo que a profª fez em forma de competição com diversas partes da história:



Duração:
Duas semanas


ATIVIDADE COM LETRAS MÓVEIS E FIGURAS RELACIONADAS A HISTÓRIA

AS CRIANÇAS EM GRUPOS REALIZANDO A ATIVIDADE

A PROFª CONFECCIONOU UMA MALA NO MURAL COM OS TRABALHOS DOS ALUNOS

OS ALUNOS REALIZANDO UMA PRODUÇÃO COLETIVA

UMA NOVA MALA CONFECCIONADA E COLOCADA NO MURAL PARA GUARDAR AS PRODUÇÕES COLETIVAS  UMA DELAS LEVOU O NOME ESCOLHIDO POR ELES DE " O MENINO E A VACA" 


Avaliação:
Serão avaliados os alunos de acordo com o desempenho durante a aplicação das atividades, como produções individuais e coletivas.


PARABÉNS PROFª CLAUDECIRA POR SUA GARRA, DEDICAÇÃO E COMPROMETIMENTO NOS SEUS 40 ANOS DE MAGISTÉRIO E COMO UMA EXCELENTE ALFABETIZADORA!
Essa união de duas escolas só foi possível ao portal do RIOEDUCA onde fez com que essas professoras compartilhassem trabalhos e  fazendo com que  nossos alunos aprendam com prazer. O material pedagógico não deve ser visto como um objeto estático sempre igual para todos os sujeitos, pois, trata-se de um instrumento dinâmico que se altera em função da cadeia simbólica e imaginária do aluno. Apresenta um potencial relacional, que pode ou não desencadear relações entre as pessoas.
Atividades permanentes de leitura e de reflexão sobre a escrita, com material adequado à faixa etária e foco no combate às principais dificuldades, são a chave do ensino.

Vale a pena conferir o projeto da Profª Maria Delfina no seu blog.
Acessem o link abaixo vocês irão adorar





quarta-feira, 20 de junho de 2012

INVERNO!!!



 21 de Junho
CHEGANDO O INVERNO, A ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO!  
 O nosso inverno começa em 21 de Junho, porém no hemisfério norte o inverno começa em 22 de Dezembro.
 
Nessa época, em algumas regiões como os Estados Unidos, Europa e Rússia, é comum ver a neve cair, cobrindo o chão, as plantas e as árvores.
 
Fica lindo de se ver, tudo branquinho. Mas como o frio é intenso nestes locais, tanto os animais como as pessoas passam a maior parte do tempo em suas casas. Para passar o tempo e garantir a diversão no inverno, muita leitura e jogos!

As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.

O Brasil, por apresentar a maior parte do território na Zona Intertropical (próxima à linha do Equador), não possui as quatro estações bem definidas. O inverno é mais rigoroso nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esses locais podem registrar temperaturas negativas, além da ocorrência de neve em determinados pontos.

Dicas e Cuidados para curtir o Inverno:
 
Inverno lembra chocolate quente, chá, cobertor bem quentinho e outras coisas super gostosas, mas para curtir tudo isso bem saudável é preciso tomar alguns cuidados no inverno, como:
 
·         Manter o ambiente limpo e ventilado
·         Ter uma alimentação saudável
·         Ingerir muito líquido
·         Evitar o contato com o cigarro em ambientes fechados
·         Substituir os agasalhos de lã por moletom, couro ou nylon
·         Para remover o pó dos móveis, as vassouras e espanadores devem ser substituídos por panos úmidos
·         Não tomar banhos muito quentes, pois eles tiram a oleosidade natural da pele.
fonte: www.smartkids.com.br




sábado, 16 de junho de 2012

PASSEIO CULTURAL!


No último dia 15 de maio de 2012, os alunos das turmas 1302 e 1304 trilharam um caminho rumo ao passado ao visitarem a Galeria de Arte Brasileira do Século XIX, exposição permanente do Museu Nacional de Belas Artes, e ficaram maravilhados diante da grandiosidade de algumas obras, como por exemplo:  "Batalha do Avaí" e "Batalha dos Guararapes", que ocupam grande parte de um dos corredores da galeria.


Observem nas fotos a seguir, como as crianças ficaram a vontade no Museu e como interagiram com a arte:





Durante a visita guiada as crianças contaram também com atividades lúdicas e vivência pedagógica.



Na segunda parte da visita, os alunos conheceram as obras de Eliseu Visconti, jovem italiano vindo para o Brasil ainda menino e que se destacou desde cedo no mundo da arte, retratou diversos locais do Rio de Janeiro, membros de sua família e por diversas vezes seu auto retrato, o que possibilitou um registro espetacular de seu amadurecimento.
Observem abaixo, um pequeno exemplo disposto em uma linha do tempo:


Conhecido também por seu trabalho retratando figuras representando santos da Igreja com uma ótica diferenciada e tendo deixado como legado a decoração interna do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Gioventú (1898) que é considerada a Mona Lisa brasileira, entre outras obras. 





 Dado seu talento, em algumas exposições, seus rascunhos eram vendidos por altos valores, onde por diversas vezes se equiparavam aos valores das obras finais.

Vale a pena visitar a exposição: Eliseu Visconti – A modernidade antecipada, com cerca 250 obras, entre pinturas, desenhos, cerâmicas e documentos do artista, muitas destas obras são inéditas, nunca expostas antes, pois se encontravam em coleções particulares  e também foram recuperadas ao longo dos anos, após terem sido roubadas e vendidas por baixos preços em brechos do Rio de Janeiro.  A exposição tem como curador o próprio neto do Eliseu Visconti, o Sr.º Tobias Visconti, e ficará exposta no MNBA até o dia 24/06/2012.

Para saber mais: http://www.eliseuvisconti.com.br/apres_sobre.htm




Profª Ana Negri(1302), ProfªFátima(Coordenadora Pedagógica) e Profº Paulo(1304)





quarta-feira, 13 de junho de 2012

A BRÍCIO NA CARTILHA RIO+20!!!

QUE ALEGRIA!!!
FICAMOS MUITO FELIZES ONTEM NOSSOS ALUNOS RECEBERAM A CARTILHA DE SUSTENTABILIDADE:GENTE PEQUENA TAMBÉM PENSA NO PLANETA

CARTILHA EXCELENTE COM INFORMAÇÕES QUE SABEMOS IRÃO FAZER COM QUE NOSSOS ALUNOS CUIDEM MELHOR DO NOSSO PLANETA.

NO DIA 23 DE MARÇO FIZEMOS UMA POSTAGEM AQUI NO BLOG SOBRE O DIA DA ÁGUA COMEMORADO NO DIA 22 DE MARÇO.
AS PROFESSORAS JUNTO AOS SEUS ALUNOS CONFECCIONARAM LINDOS TRABALHOS. QUEM NÃO VIU A POSTAGEM VALE A PENA CONFERIR.

O TRABALHO DA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA PROFª SÔNIA ESTÁ REPRESENTANDO NOSSA ESCOLA NA CARTILHA.
VEJAM AS FOTOS ABAIXO:


 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PELA INICIATIVA NA ELABORAÇÃO DESSE MATERIAL.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS!!!

OS ALUNOS DA BRÍCIO COM SUAS PROFESSORAS FIZERAM TRABALHOS LINDOS SOBRE  NOSSO MEIO AMBIENTE
 COMEMORAMOS ESSE DIA MUITO IMPORTANTE PARA NOSSAS VIDAS.
ESSE TEMA FOI ABORDADO E TRABALHADO DURANTE CINCO DIAS. VAMOS AS FOTOS:

PROFª CLAUDECIRA COM SEUS ALUNOS DAS TURMAS 1202 e 1203  CONFECCIONANDO OS GALHOS DA ÁRVORE COM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO

PROFª BETH COM SEUS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PLANTANDO FEIJÃO NO COPINHO DESCARTÁVEL

PROFª MÔNICA DA SALA DE LEITURA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONFECCIONANDO O BONECO ECOLÓGICO E INICIANDO O APRENDER A JARDINAGEM ELES AMARAM
PLANTAR, REGAR E AGORA CUIDAR


PROFª DJANIRA COM SEUS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PREPARANDO AS CAIXAS  DE COLETA SELETIVA

PROFª KAREN COM SEUS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL FIZERAM UM JACARÉ DO PAPO AMARELO  COM CAIXA DE OVOS, PREPARARAM UMA APRESENTAÇÃO DA MÚSICA DO JACARÉ NA LAGOA E DANÇARAM CARACTERIZADOS COM A ROUPA PREPARADAS POR ELES

ALUNOS DA TURMA 1304 ORIENTADOS PELO PROFº PAULO  PREPARANDO OS BRINQUEDOS COM  GARRAFAS PET E TAMPINHAS

ALUNOS DO 3º ANO AJUDANDO A SEPARAR PAPEL PARA RECICLAR
ELES APRENDERAM COM A PROFª DA SALA DE LEITURA A RECICLAR  PAPEL E  JORNAL

PROFª SÔNIA TRABALHANDO AS CORES COM SEUS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PRODUZINDO UMA CASA COM PAPELÃO
PROFª SÔNIA PLANTANDO COM SEUS ALUNOS O FEIJÃO EM TAMPINHAS DE REFRIGERANTE

COM ESSA PREPARAÇÃO A EXPOSIÇÃO FICOU LINDA!
VEJAM AS FOTOS:
ÁRVORE DAS TURMAS 1202 e 1203- PROFª CLAUDECIRA

BRINQUEDOS- EDUCAÇÃO INFANTIL- PROFª BETH
ATIVIDADES DA SALA DE LEITURA- PROFª MÔNICA
BONECO ECOLÓGICO- DEDINHOS DO FUTURO(ED.INFANTIL NO PAPEL  RECICLADO)- ANIMAIS EM EXTINÇÃO PINTADOS PELOS ALUNOS DO 3º ANO-
MAQUETE COM HISTÓRIA DA ALUNA ANNIE NO PROJ. NENHUM A MENOS COM A SALA DE LEITURA

MAQUETE ALUNA ANNIE E ALUNO DENNIS


CAIXAS SELETIVAS DA  EDUCAÇÃO INFANTIL- PROFª DJANIRA

LIVRO DA EDUCAÇÃO INFANTIL- PROFª KAREN

TEXTO COLETIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL- PROFª KAREN

MURAL DA COORDENADORA PEDAGÓGICA FÁTIMA

BRINQUEDOS -REAPROVEITANDO CAIXAS E PETS- TURMA 1301- PROFª VERÔNICA

BRINQUEDOS COM PETS E TAMPINHAS-TURMA1304- PROFº PAULO

CASA DE PAPELÃO- EDUCAÇÃO INFANTIL- PROFª SÔNIA

PÉ DE FEIJÃO- EDUCAÇÃO INFANTIL- PROFª SÔNIA


PÁSSAROS SILVESTRES- TURMA 1201- PROFª ANA NEGRI

GELEIRAS- TURMA 1302- PROFª ANA NEGRI

BANDEIRA- TURMAS 1102 e 1103- PROFª ANINHA

JARDINEIRA- EDUCAÇÃO INFANTIL- PROFª FLÁVIA PAGANO

CAIXAS DE PRESENTES- TURMA 1101- PROFª FLÁVIA FERNANDA

CAIXAS DE COLETA SELETIVA- EDUCAÇÃO INFANTIL- PROFª MARCELA

TODAS AS CRIANÇAS ASSISTIRAM UM VÍDEO SOBRE O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE APÓS UMA AULA DA DIRETORA ANA LÚCIA SOBRE DESPERDÍCIO, REAPROVEITAMENTO E RECICLAGEM DO LIXO.
OS RESPONSÁVEIS ADORARAM A EXPOSIÇÃO!

ASSISTAM OS VIDEOS ABAIXO MUITO LINDO!

PROFª SÔNIA COM OS ALUNOS EXPLICANDO COMO FOI O PLANTIO DO FEIJÃO


MUITO LINDA A APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DA PROFª KAREN DO PEIXINHO NA LAGOA.

TEMOS CERTEZA QUE PLANTAMOS UMA SEMENTE NA CABECINHA DOS NOSSOS ALUNOS.
 ELES SE COMPROMETERAM DE AJUDAR A SALVAR O NOSSO PLANETA!