domingo, 11 de novembro de 2012

PROJETO: MEDO O QUÊ? EU VOU BRINCAR MUITO!

  sklaugh.gif (10540 bytes) fa15.gif (14881 bytes) ani_155.gif (13239 bytes)

AS PROFESSORAS JULIANA DE INGLÊS, MÔNICA DA SALA DE LEITURA E 
KAREN DA EDUCAÇÃO INFANTIL
TRABALHARAM O MEDO DE UMA FORMA MUITO DIVERTIDA.

COMO A IDEIA SURGIU: 
Nesse ano nossos alunos do ensino fundamental começaram a ter aulas de inglês e a profª Juliana é adorada por todos da escola.
Ela comentou com a profª Mônica que gostaria de fazer uma atividade no dia de halloween. Estudaram como poderíam aplicar. Pesquisaram filmes infantis, músicas e atividades de passatempos.
Pensaram muito, pois muitas coisas poderiam implicar quanto a determinados pais não deixarem seus filhos participarem, por questões religiosas. Achando que todo tipo de folclore, seja nacional ou internacional é uma forma de conhecimento que o aluno leva para o resto de sua vida e além da mídia sempre mostrando em forma de reportagem ou desenho esse evento, resolveram aplicar de uma maneira bem lúdica e “prazeirosa” por entender que é uma forma de aquisição de cultura. 

OBJETIVOS DO PROJETO:

-Trabalhar os medos das crianças de forma lúdica e bem humorada, para,  então, desmistificar a ideia real do fantasioso.
-Levar as crianças a perceber seus sentimentos e a lidar com as emoções.
-Ajudar as crianças a melhorar seu relacionamento com seus medos.

        TRABALHARAM AS SEGUINTES LINGUAGENS:

Linguagem MUSICAL com a música tumbalacatumba (xuxa).
Linguagem PLÁSTICA com o desenho livre.
E a psicomotricidade através dos movimentos do clip triller das caveiras e tumbalacatumba.

APLICAÇÃO DO PROJETO COM AS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL PELA 
PROFª JULIANA
 A profª ornamentou a sala com fantasmas, bruxas, esqueletos e cartazes. Passou os clips e vídeos escolhidos para as crianças e foi orientando sobre o porquê da comemoração do dia do Halloween nos EUA.
ELES ASSISTIRAM AOS VÍDEOS E CLIPS E DANÇARAM MUITO.

A Profª fez uma lembrancinha linda para as crianças:
Um morcego com BIS e um esqueleto e bruxa para eles montarem em casa.

PELA FELICIDADE E ANIMAÇÃO DELES VOCÊS PODEM IMAGINAR COMO GOSTARAM E SE DIVERTIRAM MUITO.



APLICAÇÃO DO PROJETO COM AS TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PELA PROFª MÔNICA

 Em meados de outubro a profª começou a sondar sobre os medos e a partir do relato das crianças resolveu mostrar alguns vídeos com trovões, apagava a luz da sala de leitura e perguntava se acontecia algo de ruim, foi avançando e selecionou um livro da sala de leitura relacionados ao medo e bruxas. Assim os preparou para o dia da atividade, eles adoraram saber que um dia iriam brincar de bruxa e fantasmas
Na última 3ª feira esse dia chegou para a alegria das crianças.
A profª com a ajuda da profª Claudecira e Karen ornamentou a sala e  recepcionou os alunos caracterizada de bruxa. 
Passou dois clips, um sobre a vassoura da bruxa e outro um infantil do dia das bruxas. Eles ficaram atentos e se divertiram muito.

No momento dos clips, três mães que estavam na sala ao lado em reunião pediram e foram assistir junto com as crianças e se divertiram muito.


A diretora Claudia também visitou a sala, dançou com os alunos e eles adoraram colocar medo nela.
















A profª Mônica reservou um espaço com fantasias e adereços para eles usarem


Eles adoraram dançar a música Tumbalacatumba da Xuxa e o clip Triller com as caveiras


A profªJuliana ajudou as crianças a vestirem a roupa de caveira e adereços

Vejam a animação de uma turma com o clip Thriller das caveiras
Se você quiser assistir ao clip o link é esse http://www.youtube.com/watch?v=ZhflzGDiDIM
copie e cole no seu navegador você irá adorar


Pediam  muito para tirar fotos com as fantasias e adereços




Nossa muitas bruxinhas juntas com a professora Mônica!!!







 Na 4ª feira dando continuidade ao projeto, um espaço também com livros de bruxas e relacionados a medos foram reservados para eles manusearem. Eles ficaram encantados com  as figuras.



 As crianças no final da atividade de 3ª feira saíram com um morceguinho no dedo confeccionado pela professora.

 Outros brindes a professora ofereceu aos alunos. Para os meninos uma máscara de abóbora e para as meninas uma bruxinha no canudo.



 


 Mas o que as meninas gostaram mesmo e tiveram o maior cuidado, foram as unhas pretas adesivas que a professora fez e colocou.
                             
 APLICAÇÃO DO PROJETO PELA PROFª KAREN COM A SUA TURMA NA SUA SALA DE AULA
A professora construiu um caldeirão de bruxa contando uma  história sua de bruxa e foi falando sobre os medos. Os alunos ficaram  atentos a história e respondiam a tudo que a professora perguntava. Vejam no vídeo abaixo que linda atividade:


Contou a história de um livro sobre os sons dos monstros.

Distribuiu pedaços de papel e lápis cera pedindo que os pequenos desenhassem do que eles tinham medo. Em seguida pediu que falassem o seu medo e colocassem o papel desenhado dentro do caldeirão.


 Em seguida depositado o desenho no caldeirão convidou que  falassem a  palavra mágica e fizessem o movimento de mexer a colher no caldeirão para que assim o seu medo fosse embora e se transformasse em  um presente que ganhariam( era a lembrancinha que a professora Mônica fez e entregou nesse dia)

Vejam o vídeo de alguns alunos depositando seu medo no caldeirão:



O caldeirão ficou exposto ao lado da sala de leitura e todas os alunos do fundamental ficaram encantados.


 A nossa intenção foi com que a criança comece a aprender a superar o medo. Entendemos que  quanto mais compreensão e confiança tivermos com ela (e ela conosco), tanto mais fácil será enfrentar aquilo que lhe causa medo. E este expediente continuará a aplicar-se durante a idade adulta. Não se trata apenas de superar o medo, mas sim de estabelecer as estratégias para que cada um o consiga fazer.
O que mais nos chamou a atenção, a afetividade com que acolheram os brinquedos, roupas, máscaras e ornamentação da sala.

As professoras relataram que foi um satisfação muito grande como professoras, terem realizado esse trabalho, pois as crianças encararam como uma emoção e divertida.


 O QUÊ?

ELES BRINCARAM MUITO!




7 comentários:

  1. AMEI ESSA POSTAGEM!!!! QUE EMOÇÃO!!! MAIS UMA REALIZAÇÃO!!! VALEU A PENA O TRABALHO E MAIS DE 8 HORAS DEDICADA PARA POSTAR ESSE MARAVILHOSO TRABALHO FEITO COM GRANDES PARCEIRAS.JULIANA E KAREN VOCÊS SUPER PROFISSIONAIS CURTO DEMAIS VOCÊS QUE ABRAÇAM UMA IDEIA E DESENVOLVEM COM MUITO GARRA E AMOR. SOMOS MUITO PARECIDAS PROFISSIONALMENTE. AINDA VOU CURTIR MUITOS TRABALHOS DE VOCÊS DEPOIS DA MINHA "EXPULSÓRIA" CALMA FALTAM 16 ANINHOS PARA ISSO. rsrsrsrs.
    AMO VOCÊS.
    PARABÉNS PARA NÓS!
    NOSSO ALUNOS MERECEM!!!

    ResponderExcluir
  2. Ficou caracterizado neste projeto o lúdico, que ao meu ver é a melhor forma de se aprender. Vocês souberam" pescar " o medo das crianças e transformá-lo em algo positivo.Deu vontade de mexer o caldeirão da bruxa !! Todas estão de parabéns pelos momentos alegres e descontraídos que proporcionam aos alunos ! Beijos, de quem curte o trabalho da nossa escola !!! Tia Fatima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima que falta vc faz... Você curtia muito nossos trabalhos. Essa parceria é fantástica né? bjão

      Excluir
  3. Nossa! Como o projeto ficou lindo!Lamentei nunca ter estudado numa escola assim...VIva,que pulsa como um grande coração, o conhecimento,movimento,acolhimento.
    Que venham outros projetos,que sejam muitos, pois a criança tem pressa...Amanhã já não será mais criança. Então...Vamos nós.Juntas.Com planejamento, dedicação e muito amor no coração. Karen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Karen e vamos fazendo nossa parte e nosso trabalho, dando o melhor de nós. Nossa parceria é maravilhosa, que bom você estar na Brício, adoro quem ama o que faz e faz com amor e muito bem. bjão

      Excluir
  4. Mônica, como sempre superando as expectativas! Parabéns, professoras Juliana e Karen! Em breve no Rioeduca ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela que bom gostou,tudo faço de melhor por meus pequenos, eles merecem tudo isso. Amo o que faço e com essa parceria fantástica daqui pra frente muitos projetos vingarão. Obrigada. bjão

      Excluir